Salvador – BA – 13 de novembro de 2013
A XXXVII Reunião do Comitê Nacional realizou-se em Salvador, UFBA, 13. 11. 2013, por ocasião do XIWorkALiB, ocasião em que ocorreu, também, a comemoração dos 50 anos de publicação do Atlas Prévio dos Falares Baianos.
Itens abordados:
1. Credenciamento de pesquisadores para uso do corpus ALiB - serão credenciados os membros das equipes regionais, assim como outros pesquisadores (nesse caso, restringindo-se às capitais) para a orientação de trabalhos com base no corpus. Estabeleceu-se a necessidade de assinatura de declaração em que os pesquisadores credenciados facultem os dados trabalhados para uso pela coordenação do Projeto ALiB que se compromete a fazer constar os créditos devidos.
2. Publicação dos primeiros volumes do ALiB - prazos: 15 de dezembro de 2012, para envio de tabelas de cartas ainda não apresentadas e 15 de janeiro de 2014 para envio das notas às cartas. Quanto ao volume de estudos: (a) extensão: 10 a 20 páginas, espaço 1,5, Times New Roman, 12; (b) uso de cores com parcimônia e uniformização dos gráficos; (c) envio dos textos para revisão e entrega de um “copião” a EDUEL: 30 de março de 2014; (d) prazo de finalização: 30 de abril de 2014.
3. Publicação dos volumes seguintes - decisões: (a) estender às localidades do interior a análise dos fatos apresentados nos primeiros volumes, priorizando os que mostraram variação diatópica; (b) atribuir a cada Diretor Regional a coordenação dos fatos a serem apresentados; (c) apresentar no III CIDS o balanço do feito e do que ainda falte. Fixou-se o prazo de 2 anos para a publicação do volume com os resultados da análise das localidades do interior.
4. O que ocorrer - (a) artigos para o número da revista Estudos Linguísticos e Literários dedicado ao APFB; (b) programação da sessão de projetos sob a responsabilidade do ALiB, no Congresso da ALFAL, 2014; (c) importância do projeto de Georreferenciamento dos atlas publicados; (d) inclusão de Carolina Ribeiro Serra, como membro da equipe da UFRJ; (e) projeto que possibilite o compartilhamento de amostras de áudios por todas as equipes e inclusão, no site do ALiB, de amostras de áudios para consulta pelos interessados, em princípio, de trechos dos discursos semidirigidos.