XXXI Reunião do Comitê Nacional

Salvador - BA - 04 de novembro/2010

A XXXI Reunião do Comitê Nacional ocorreu em Salvador, Ba., em 04.11.2010, por ocasião da Jornada dos Dicionários/Journées des Dictionnaires, realização promovida pela UFBA/Instituto de Letras e Université Paris 13. Assuntos tratados: 1. Apresentação do Banco de Dados pela equipe responsável. Os pontos questionados foram: (a) a identificação das localidades pela relação atual do IBGE; (b) a integração da ficha do informante; (c) a transcrição fonética e grafemática dos dados que deverão integrar o Banco de Dados; (d) a introdução dos áudios dos inquéritos.

2. Apresentação de mapas (Brasil, regiões geográficas e estados) que serão utilizados pelas equipes para a elaboração de cartas preliminares.

3. Trabalhos, com corpus do ALiB, em andamento. Em atendimento à solicitação da reunião anterior, Aparecida Isquerdo enviou uma lista no Excel, com a informação dos temas em estudo pela equipe de Mato Grosso do Sul, que foi reproduzida e entregue aos membros do Comitê Nacional, juntamente com as listas das equipes da Bahia e do Paraná. A Bahia, após receber a informação das demais equipes, vai enviar a todos a lista dos temas em estudo, com os respectivos responsáveis, de modo a evitar que duas equipes se ocupem do mesmo tema. Essa lista deverá ser atualizada uma vez por semestre.

4. Volumes I e II do Atlas Linguístico do Brasil. Retomaram-se os prazos, anteriormente fixados: (a) versão revista dos textos introdutórios: 31 de dezembro próximo; (b) revisão da transcrição dos inquéritos das capitais: 31 de dezembro próximo; (c) cartas e artigos que deverão integrar o 1º. volume: 30 de junho de 2011.

5. O que ocorrer. Entrega ao Arquivo Nacional, em CD, de documentos e arquivos de fichas de informantes e transcrições de inquéritos de localidades sob a responsabilidade da equipe de Mato Grosso do Sul (Aparecida Isquerdo). Entrega (para cópia) dos originais em fita e de CDs dos inquéritos de Natal, inf. 2, e João Pessoa, inf. 4, para a verificação dos problemas levantados (Socorro Aragão).

Data de realização:
domingo, 1 Fevereiro, 2004