XXIX Reunião do Comitê Nacional

Salvador - BA- 30 de julho/2010

A XXIX Reunião do Comitê Nacional realizou-se em Salvador, Ba., 30. 07. 2010, por ocasião do VIII WorkALiB: Itens abordados: 1. Convênio inter-universidades. Concluída a fase de assinaturas dos reitores das universidades envolvidas. Deixaram de assinar o convênio: a UNICAMP, pela urgência requerida para o término dessa fase e a impossibilidade de tramitar, com brevidade, naquela instituição, e a Universidade Potiguar, pelo afastamento de Maria das Neves Pereira do seu corpo docente.

2. Relatórios das equipes regionais e entrega de materiais ao Arquivo Nacional. Foram entregues: (a) áudios de inquéritos e fichas de informantes pelo Regional de Mato Grosso do Sul; (b) áudios, fichas e revisões de inquéritos feitos pela equipe do Paraná no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em Minas Gerais; (c) áudios de inquéritos realizados pelo Regional Rio Grande do Sul.

3. Questões metodológicas: (a) condições do segundo inquérito de Macapá (inf. 01); (b) entrada de Marcelo Krug como inquiridor (Rio Grande do Sul); (c) dificuldades de uso do Access; (d) migração dos dados fonéticos para o DOULOS SIL; (e) prazo para revisão dos inquéritos das capitais.

4. Volume I do ALiB - Capitais. Estrutura prevista (3 fascículos): 1. Introdução; 2. Cartas fonético-fonológicas (Vogais médias pretônicas; Vogais postônicas; /S/ em coda silábica; Róticos em coda silábica; Palatalização do /l/; Lateral em coda silábica e prosódia, sentenças afirmativas); cartas morfossintáticas (Tu x Você, Ter x Haver x Existir); cartas léxico-semânticas (itens; Neblina, Tangerina, Penca de banana, Inflorescência da bananeira, Galinha d´Angola, Mandioca, Libélula, Pernilongo, Cambalhota, Estilingue, Cabra-cega, Prostituta, Bala/Bombom, Toco de cigarro, Sinaleira e Rotatória). 3. Análise de dados. Próximos volumes do ALiB (3 volumes): 1- Introdução; 2 - Apresentação de resultados fonéticos e prosódicos; 3 - Apresentação de resultados morfossintáticos e semântico-lexicais.

5. Publicação de trabalhos de bolsistas (organizada por Vanderci Aguilera). Prazo para entrega: 30. 11. 2010.

Data de realização:
quinta-feira, 29 Janeiro, 2004