XX Reunião do Comitê Nacional

João Pessoa - PB - 3 e 4 de maio de 2006

RESUMO DAS ATIVIDADES: Participaram da reunião, além dos membros do Comitê Nacional, Silvana Ribeiro e Ana Regina Teles, membros da Comissão de Informatização e Cartografia (CIC), que fizeram circunstanciada exposição sobre o trabalho que vêm desenvolvendo. Vanderci Aguilera e Aparecida Isquerdo entregaram a documentação referente às 11 capitais sob sua responsabilidade, num total de 88 entrevistas. Do regional coordenado por Abdelhak Razky, que se encontra na França, tem-se a informação de que já foram realizados inquéritos em 50% da rede de pontos do Pará. O balanço geral dos inquéritos realizados aponta o seguinte resultado: (i) total de pontos documentados, incluindo-se as capitais: 102 pontos; (ii) capitais com documentação não integralizada: Porto Alegre (com 4 inquéritos feitos), Belo Horizonte (com 4 inquéritos feitos) e Vitória ainda não documentada. Sobre informantes, discutiram-se as dificuldades relativas sobretudo à escolaridade. Diante disso e, considerando-se em certas regiões dificuldades, também, com referência à idade, deliberou-se: (a) Para a faixa etária I, ampliar a escolaridade até o segundo grau incompleto, mantendo-se para a faixa II o já fixado, ou seja, até a oitava série incompleta; (b) Em casos extremo, "não soltar, mas facilitar o controle de idade", nos seguintes termos: (i) para a faixa I, esgotadas todas as possibilidades, estender até 32 anos, e (ii) para a faixa II, esgotadas todas as possilidades, retroceder até 48 anos ou avançar até 67 anos. (c) Observar-se, com rigor, a não documentação de pessoas da mesma família. Discutiu-se a programação do Volume I do ALiB, deliberando-se que se constituirá de 4 fascículos: Fascículo 1 - Introdução; Fascículo 2 - Aspectos semântico-lexicias (Cartas e Comentários); Fascículo 3 - Aspectos fonético-fonológicos (Cartas e Comentários); e Fascículo 4 - Aspectos morfossintáticos (Cartas e Comentários).

Data de realização:
terça-feira, 20 Janeiro, 2004