Notícias

Instituto de Lingua Galega apresenta o Atlas Linguístico do Brasil à sua comunidade

O Instituto de Língua Galega da Universidade de Santiago de  Compostela apresenta à  sua comunidade o Atlas Linguístico do Brasil.

Maiores informações: http://ilg.usc.es/es/novidades/presentacion-do-atlas-linguistico-do-brasil

Lançamento do Atlas linguístico do Amapá

Mais um atlas vem enriquecer a Geolinguística no Brasil, o Atlas Linguístico do Amapá, de autoria de Abdelhak Razky, Celeste Ribeiro e Romário Sanches. O Projeto ALiB congratula-se com os pesquisadores e a comunidade científica, em particular com os dialetólogos brasileiros, pelo lançamento e parabeniza os autores.

"Controle de Análises"

Informamos que houve a adição de uma nova aba no site ALiB, a aba "Controle de Análises", a qual contém todas as pesquisas em andamento e finalizadas com os dados do Projeto Atlas Linguístico do Brasil. Está dividida em quatro abas

1. Questionário Fonético-fonológico;
2. Questionário Semântico-lexical;
3. Questionário Morfossintático;
4. Questões de Pragmática.

Esta aba pode ser consultada pelo link abaixo ou através de Produções > Controle de Análises.

Colloque DIA V: "Reflexões teoricas e metodológicas em torno de variações de dados".

As conferências DIA nasceram a partir de 2010 e ocorrem a cada dois anos, organizado por diferentes universidades. Depois de Gante, Copenhague, Nápoles e Zurique, Paris-Nanterre está organizando DIA V, será realizado  6, 7 e 08 de setembro de 2018.
O simpósio é co-organizado por Annie Bertin, Françoise Gadet e Sabine Lehmann. (tradução nossa)

VII SERGEL - Seminário Regional de Geossociolinguística

O Seminário Regional de Geossociolinguística (SERGEL) é um evento organizado pelo grupo de pesquisa do Projeto Geossociolinguística e Sociot

III Encontro sobre a diversidade linguística em Minas Gerais - DIVERMINAS

A Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Federal de Ouro Preto e a Universidade Estadual de Montes Claros anunciam a realização do III Encontro sobre a diversidade linguística em Minas Gerais (III Diverminas), que será realizado na Faculdade de Letras da UFMG no período de 8 a 10 de novembro de 2017. Nesta edição, homenagearemos o Prof. Dr. Marco Antônio de Oliveira, atual professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

V CIDS - Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística.

Ocorrerá em Salvador, nos dias 11 a 14 de setembro de 2018 na  Universidade Federal da Bahia.

Para mais informações: vcids2018@gmail.com

SIMVALE: II Simpósio de Varição linguística e ensino

A Universidade Estadual de Londrina promove, entre os dias 29 de novembro a 1º. de dezembro o SIMVALE: II Simpósio de Varição linguística e ensino.

Para inscrições ou mais informações, clique aqui.

Lançamento do e-book do Atlas Linguístico e etnografico do Chile

A partir do exame das palavras e expressões reunidas nos mapas desse atlas, pode-se comprovar, entre outras coisas, o condionamento da geografia em relação as formas de falar; a existência no país de povos indígenas extintos; a influência de outras culturas sobre a chilena, sejam de origem indígena ou produto de migrações chegadas ao país; o impacto dos meios de comunicação na língua ou a existência de costumes e objetos da cultura material hoje vigentes ou já desaparecidos.