V Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguistica

O  V Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística (V CIDS), a se realizar de 11 a 14 de setembro de 2018, na Universidade Federal da Bahia, com o tema “Diversidade Linguística: Pesquisa, Ensino e Interfaces”, homenageando o Professor Doutor Adolfo Esteban Elizaincín Eichenberger, da Universidad de la República, Montevidéu (Uruguai), e a Professora Doutora Maria Marta Pereira Scherre, da Universidade Federal do Espírito Santo e da Universidade de Brasília, já está com o site disponível: www.vcids2018.ufba.br

Instituto de Lingua Galega apresenta o Atlas Linguístico do Brasil à sua comunidade

O Instituto de Língua Galega da Universidade de Santiago de  Compostela apresenta à  sua comunidade o Atlas Linguístico do Brasil.

Maiores informações: http://ilg.usc.es/es/novidades/presentacion-do-atlas-linguistico-do-brasil

Lançamento do Atlas linguístico do Amapá

Mais um atlas vem enriquecer a Geolinguística no Brasil, o Atlas Linguístico do Amapá, de autoria de Abdelhak Razky, Celeste Ribeiro e Romário Sanches. O Projeto ALiB congratula-se com os pesquisadores e a comunidade científica, em particular com os dialetólogos brasileiros, pelo lançamento e parabeniza os autores.

"Controle de Análises"

Informamos que houve a adição de uma nova aba no site ALiB, a aba "Controle de Análises", a qual contém todas as pesquisas em andamento e finalizadas com os dados do Projeto Atlas Linguístico do Brasil. Está dividida em quatro abas

1. Questionário Fonético-fonológico;
2. Questionário Semântico-lexical;
3. Questionário Morfossintático;
4. Questões de Pragmática.

Esta aba pode ser consultada pelo link abaixo ou através de Produções > Controle de Análises.

Colloque DIA V: "Reflexões teoricas e metodológicas em torno de variações de dados".

As conferências DIA nasceram a partir de 2010 e ocorrem a cada dois anos, organizado por diferentes universidades. Depois de Gante, Copenhague, Nápoles e Zurique, Paris-Nanterre está organizando DIA V, será realizado  6, 7 e 08 de setembro de 2018.
O simpósio é co-organizado por Annie Bertin, Françoise Gadet e Sabine Lehmann. (tradução nossa)

V CIDS - Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística.

Ocorrerá em Salvador, nos dias 11 a 14 de setembro de 2018 na  Universidade Federal da Bahia.

Para mais informações: vcids2018@gmail.com

Lançamento do e-book do Atlas Linguístico e etnografico do Chile

A partir do exame das palavras e expressões reunidas nos mapas desse atlas, pode-se comprovar, entre outras coisas, o condionamento da geografia em relação as formas de falar; a existência no país de povos indígenas extintos; a influência de outras culturas sobre a chilena, sejam de origem indígena ou produto de migrações chegadas ao país; o impacto dos meios de comunicação na língua ou a existência de costumes e objetos da cultura material hoje vigentes ou já desaparecidos.

Atlas Linguístico do Brasil em e-book

Atlas Linguístico do Brasil já está sendo comercializado, pela EDUEL, na versão digital, como e-book. Veja informação no site: