ABRALIN50

CILPR 2019 - Copenhague

O Congresso Internacional de Linguística e Filologia Românica será organizado pela sociedade de linguística românica e a Universidade de Copenhague em colaboração com outras Universidades.

VII SIMELP 2019

O VII SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA (SIMELP) é um evento consolidado, constituído por diversos simpósios, conferências, mesas-redondas e minicursos que pretendem funcionar como espaço para agregar pesquisas e discussões entre professores, pesquisadores, estudantes e profissionais interessados em áreas como Linguística, Literatura, Cultura, Tradução, Educação.

Simpósios Temáticos no ABRALIN50: Lista de simpósios e datas de submissão

O evento de comemoração de 50 anos da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN50) conta com 60 Simpósios Temáticos. O objetivo dos Simpósios Temáticos é promover discussões avançadas sobre os tópicos propostos; por essa razão, incentiva-se a participação de pesquisadores experientes nesses espaços. Os Simpósios Temáticos terão duração de 3 horas, em sessão única. Os coordenadores de Simpósios Temáticos selecionarão os trabalhos a serem apresentados. Segue a lista completa de Simpósios Temáticos no ABRALIN50:

Eventos ABRALIN 2019

Durante todo o mês de junho, A ABRALIN tem trabalhado na divulgação de trabalhos na área de estudo de Línguas Indígenas.

Nota do Edgard Digital sobre o falecimento da Professora Suzana Alice Marcelino da Silva Cardoso

A Universidade Federal da Bahia despediu-se nesta semana da professora emérita Suzana Alice Marcelino da Silva Cardoso. Ela faleceu na quarta-feira (02/05), em Salvador.

Instituto de Lingua Galega apresenta o Atlas Linguístico do Brasil à sua comunidade

O Instituto de Língua Galega da Universidade de Santiago de  Compostela apresenta à  sua comunidade o Atlas Linguístico do Brasil.

Maiores informações: http://ilg.usc.es/es/novidades/presentacion-do-atlas-linguistico-do-brasil

"Controle de Análises"

Informamos que houve a adição de uma nova aba no site ALiB, a aba "Controle de Análises", a qual contém todas as pesquisas em andamento e finalizadas com os dados do Projeto Atlas Linguístico do Brasil. Está dividida em quatro abas

1. Questionário Fonético-fonológico;
2. Questionário Semântico-lexical;
3. Questionário Morfossintático;
4. Questões de Pragmática.

Esta aba pode ser consultada pelo link abaixo ou através de Produções > Controle de Análises.

Lançamento do e-book do Atlas Linguístico e etnografico do Chile

A partir do exame das palavras e expressões reunidas nos mapas desse atlas, pode-se comprovar, entre outras coisas, o condionamento da geografia em relação as formas de falar; a existência no país de povos indígenas extintos; a influência de outras culturas sobre a chilena, sejam de origem indígena ou produto de migrações chegadas ao país; o impacto dos meios de comunicação na língua ou a existência de costumes e objetos da cultura material hoje vigentes ou já desaparecidos.