DIA VI – Variação diassistêmica nas línguas românicas: estudos variacionistas e interfaces

O sexto congresso dedicado à variação linguística na România (DIA VI), após Gand (2010), Copenhague (2012), Nápoles (2014), Zurique (2016) e Paris-Nanterre (2018), acontecerá em Salvador – Bahia – Brasil, no 2o semestre de 2021 (datas a serem definidas), na Universidade Federal da Bahia, e terá como tema: Variação diassistêmica nas línguas românicas: estudos variacionistas e interfaces.

O objetivo dos congressos DIA é permitir, em nível internacional, a discussão e as trocas entre pesquisadores, professores e estudantes das línguas românicas. Nesta sexta edição, a temática será centrada nos estudos variacionistas e suas interfaces. A propósito da variação diassistêmica (diacrônica, diatópica, diastrática, diassexual, diageracional, diafásica e diamésica), é preciso retomar seja o campo teórico, seja o campo metodológico, seja o campo empírico e ir além para acrescentar as contribuições de outras ciências. No século XXI, torna-se urgente considerar as inter-relações, as interdependências e as interfaces para aprofundar a descrição das línguas. No que tange à diversidade linguística, este congresso coloca em cena a Sociolinguística, a Dialetologia, a Lexicologia, a Fraseologia, o Ensino de Línguas, a Linguística Histórica, o Funcionalismo e suas interfaces com a Sociologia, a Psicologia, a Antropologia, a História, a Geografia, a Ciência da Computação. O Congresso DIA VI deseja contribuir para o enriquecimento dos estudos variacionistas sobre a România.

Línguas do congresso:

Todas as línguas românicas

Circular:

Primeira Circular

Primera Circular

Prima Circolare

Première Circulaire

Maiores informações:

Site: www.diavi2020.ufba.br (português, francês, espanhol e italiano)

E-mail: diavi2020@ufba.br