Atlas Prévio dos Falares Baianos (APFB)

Elaborado entre os anos 1960-62, sob coordenação do professor Nelson Rossi, e financiado totalmente pela Universidade Federal da Bahia, o APFB foi o primeiro atlas lingüístico brasileiro.

Obra pioneira, contou com uma rede de pontos de 50 localidades, distribuídas pelas 16 zonas fisiofráficas do Estado, e com um extrato questionário de 182 perguntas, selecionadas com base em uma versão de questionário mais ampla contendo 3.000 questões, divididas nas áreas semânticas TERRA, VEGETAIS, HOMEM, ANIMAIS.

O atlas teve um total de 100 informantes, 57 mulheres e 43 homens, com idade variando entre 25 e 60 anos. Com relação à escolaridade, todos eram analfabetos ou semi-analfabetos.

O APFB apresenta como inovação, em trabalhos dessa natureza, a aplicação de um teste de reconhecimento ou teste de identificação: após a aplicação do inquérito, indaga-se ao informante sobre o conhecimento de determinadas expressões, obtidas numa sondagem inicial, mas não documentadas na entrevista.

O objeto desse atlas é o mapeamento da área baiana dos falares baianos, que compreende, segundo a classificação de Antenor Nascentes, os Estados da Bahia, Sergipe, norte de Minas, leste de Goiás e do atual Tocantins.

COLABORADORES:  Dinah Maria Isensee, Carlota Ferreira, Josefina Barletta, Judith Freitas, Ana Maria Garcia, Cyva Leite, Edelweiss Nunes e Tânia Pedrosa..

Referência: ROSSI, Nelson. Atlas Prévio dos Falares Baianos. Rio de Janeiro: INL, 1963.

Ano:
1963