Atlas Linguístico de Sergipe II (ALS II)

O ALS-II foi desenvolvido como tese de doutoramento da Professora Suzana Alice Marcelino Cardoso, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2002, e é o segundo volume do Atlas Lingüístico de Sergipe (ALS), no qual se utiliza o corpus não explorado no primeiro volume. Centrado na área semântica HOMEM, o ALS-II aborda, também, outras variáveis lingüísticas não contempladas no ALS-I, como a diagenérica. Constitui-se de um conjunto de 108 cartas, 105 das quais são semântico-lexicais e 3 introdutórias. A rede de pontos constitui-se de 15 localidades, distribuídas por todas as microrregiões homogênas do estado, contando, cada ponto, com dois informantes, identificados com A-mulheres e B-homens e escolhidos conforme os critérios configurados como básicos para os estudos dialetais — nascidos na cidade objeto de estudo, filhos, preferentemente, de pais da mesma localidade, não-alfabetizados ou semi-alfabetizados, com afastamento nulo ou por pouco tempo do ponto de residência.

O ALS-II também apresenta comentários às cartas, segundo uma perpectiva sócio-antropológico-lingüística, sobre aspectos salientados pelas informações cartografadas, o que permite classificar esse volume segundo do Atlas Lingüístico de Sergipe entre aqueles chamados atlas de segunda geração, ou seja, aqueles que não só apresentam os dados, mas intentam, já, uma interpretação.

Referência: CARDOSO, Suzana Alice Marcelino da Silva. Atlas Lingüístico de Sergipe II. Rio de Janeiro: S. A. M. da S. Cardoso, 2002. 2v.

Ano: