Atlas Linguístico de Sergipe (ALS)

O ALS, coordenado pelo professor Nelson Rossi, constitui-se um passo a mais no mapeamento lingüístico da área dos falares baianos pela equipe de Dialectologia do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, iniciado com a elaboração do Atlas Prévio dos Falares Baianos (APFB - 1963), que abrangia a área do Estado da Bahia. Principiado em 1963, concluído em 1973 e publicado apenas em 1987, o ALS foi o quarto atlas lingüístico brasileiro. Em Sergipe, foi possível aperfeiçoar os instrumentos metodológicos utilizados na Bahia. Dessa forma, o questionário definitivo do ALS, resultado de uma seleção de duas versões preliminares testadas, teve um total de 686 questões: 181 retiradas do Extrato de Questionário aplicado para o APFB e 505 selecionados dos questionários preliminares.

As questões recobriam as mesmas áreas semânticas do APFB: TERRA, VEGETAIS, HOMEM e ANIMAIS. Também em conformidade com a metodologia do APFB, foi aplicado um "teste de identificação" referente tanto a formas obtidas no APFB quanto a outras identificadas preliminarmente na área do inquérito.A rede de pontos contou com um total de quinze localidades, distribuídas por cinco zonas fisiográficas do Estado. Das quinze localidades, 7 coincidem com pontos da proposta de Nascentes.

Os informantes, dois de cada localidade, pertencem a ambos os sexos, têm escolaridade variando entre analfabetos (21) e alfabetizados (1), passando por "semi-analfabetos" (8), e idade variando predominantemente entre 35 e 53 anos. AUTORES: Nelson Rossi; Carlota Ferreira; Judith Freitas; Nadja Andrade; Suzana Cardoso; Vera Rollemberg; Jacyra Mota.

Referência: FERREIRA, Carlota et al. Atlas Lingüístico de Sergipe. Salvador: UFBA - Instituto de Letras/Fundação Estadual de Cultura de Sergipe, 1987.

Ano: